Noticias
Inseto do castanheiro
A Câmara Municipal de Castro Daire está a fazer o controlo da praga do inseto predador da “vespa-das-galhas-do-castanheiro.
Município de Castro Daire realiza mais 14 largadas do parasita, Torymus sinensis, para combate à vespa das galhas do castanheiro
Preocupado com o elevado ataque da vespa da galha do castanheiros, o Município de Castro Daire, no passado dia 24 de maio, realizou mais 14 largadas do parasitóide, Torymus sinensis, com o intuito de controlar a vespa das galhas do castanheiro. As largadas foram distribuídas pelas Freguesias mais afetadas.
Esta luta biológica consiste na largada dos parasitas Torymus sinensis - insetos que se alimentam das larvas que estão nas árvores e são capazes de exterminar a vespa. Estas largadas são compostas por cerca de 120 fêmeas e 10 machos - o que permite que as fêmeas, ao saírem dos tubinhos, já estejam todas fecundadas. A vespa das galhas do castanheiro ataca as folhas da árvore, provocando a redução do crescimento dos ramos e o desenvolvimento de frutos - o que faz diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha. Em alguns casos pode mesmo matar a árvore.
O Município de Castro Daire tem como objetivo reduzir ao mínimo as consequências negativas da presença dos insetos nocivos no Concelho, na produção da castanha e a nível económico.